terça-feira, 30 de julho de 2013

Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Fluminense


Vanderlei Luxemburgo é o novo técnico do Fluminense. Em pouco menos de 24 horas após a saída de Abel Braga, a diretoria tricolor já anunciou o novo comandante do clube. O treinador, que assinou contrato até 31 de dezembro de 2013, comandará o treino desta tarde, marcado para 15h. Em seguida, será apresentado oficialmente e concederá entrevista coletiva nas Laranjeiras.
Recentemente demitido pelo Grêmio, Luxa, desde o início, era a opção número um de Celso Barros, presidente da patrocinadora Unimed-Rio. A preferência, no entanto, não era partilhada pelo presidente do Fluminense, Peter Siemsen, visto que Luxemburgo não faz questão de esconder que é rubro-negro.
Apesar do jejum de títulos de expressão nos últimos anos - desde 2004, foram apenas dois estaduais; pelo Atlético-MG, em 2010, e pelo Flamengo, em 2011 -, Vanderlei Luxemburgo apresenta um currículo vitorioso.

Além de ter sido o técnico que mais vezes conquistou o Campeonato Brasileiro (ao todo foram cinco), Luxa já chegou ao comando do Real Madrid, em 2005, e da seleção brasileira, onde foi campeão da Copa América, em 1999. Em 2003, pelo Cruzeiro, conquistou a Tríplice Coroa - Mineiro, Copa do Brasil e Brasileirão.

Os números de Luxemburgo no Grêmio, seu último clube, não foram ruins. Com aproveitamento de cerca de 65% (91 jogos, 52 vitórias, 21 empates e 18 derrotas), o treinador levou o Imortal a Copa Libertadores de 2013. Todavia, com a queda nas oitavas de final da competição sul-americana e no Campeonato Gaúcho, foi demitido em junho deste ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário