quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aprovada a legalização do cultivo e da venda de maconha no Uruguai



Os deputados uruguaios aprovaram na noite desta quarta-feira (31) a lei que dá ao estado o controle da produção, da distribuição e da venda da maconha.
O governista que estava contra a proposta fez mistério até o fim. Era o voto que faltava para a aprovação do texto. A legalização da maconha permitirá a venda de até 40 gramas da droga por mês nas farmácias.
Para comprar o produto será necessário ter registro, que deverá ser mantido sob sigilo; ser maior de idade e residente no país. Ficará liberado o cultivo de até seis pés de maconha em casa. O cultivo coletivo, em clubes com até 45 sócios, pode chegar a 99 plantas.
O projeto autoriza ainda o plantio para fins científicos e medicinais e prevê a criação de um órgão público para controlar a produção, distribuição e venda. Propaganda da maconha será proibida, como também o consumo em ambientes públicos.
Os governistas argumentam que legalizar a maconha será um golpe no narcotráfico. Para a oposição, além de não atingir o problema maior, que é a pasta de coca, o projeto irá estimular o consumo da maconha.
O projeto segue agora para o Senado, onde o governo tem maioria folgada para aprová-lo. É uma proposta que tem o empenho pessoal do presidente José Mujica, mas vem na contramão da opinião pública. Dois de cada três uruguaios são contra a legalização da maconha.

Nenhum comentário:

Postar um comentário