segunda-feira, 29 de julho de 2013

Ataques com 12 carros-bomba matam ao menos 60 no Iraque


BAGDÁ - Doze carros-bomba explodiram no Iraque nesta segunda-feira, matando ao menos 60 pessoas em áreas predominantemente xiitas, informaram a polícia e fontes médicas. Desde o início do ano, a implacável campanha de atentados e tiroteios mataram cerca de 4 mil pessoas, de acordo com o grupo Iraq Body Count que monitora a violência no país.

Pelo menos dez pessoas morreram quando dois carros-bomba explodiram perto de uma estação de ônibus na cidade de Kut, a 150 quilômetros a sudeste da capital, segundo a polícia. Mais quatro perderam a vida em uma explosão na cidade de Mahmoudiya, a cerca de 30 quilômetros ao sul de Bagdá.
Os outros atentados ocorreram ao redor de Bagdá, na cidade de Sadr, e nos bairros de Habibiya, Hurriya, Bayaaa, Ur, Shurta, Kadhimiya e Risala.
A violência aumentou os temores de um retorno do conflito em um país onde os curdos, xiitas e sunitas muçulmanos ainda têm de encontrar uma forma estável de partilha de poder.
Nos últimos meses, militantes sunitas têm dado um novo impulso à insurgência contra o governo liderado pelos xiitas, confrontando com uma ferocidade não vista em anos. Somente em julho, mais de 810 pessoas perderam suas vidas em ataques de militantes.


Nenhum comentário:

Postar um comentário