quarta-feira, 31 de julho de 2013

Aprovada a legalização do cultivo e da venda de maconha no Uruguai



Os deputados uruguaios aprovaram na noite desta quarta-feira (31) a lei que dá ao estado o controle da produção, da distribuição e da venda da maconha.
O governista que estava contra a proposta fez mistério até o fim. Era o voto que faltava para a aprovação do texto. A legalização da maconha permitirá a venda de até 40 gramas da droga por mês nas farmácias.
Para comprar o produto será necessário ter registro, que deverá ser mantido sob sigilo; ser maior de idade e residente no país. Ficará liberado o cultivo de até seis pés de maconha em casa. O cultivo coletivo, em clubes com até 45 sócios, pode chegar a 99 plantas.
O projeto autoriza ainda o plantio para fins científicos e medicinais e prevê a criação de um órgão público para controlar a produção, distribuição e venda. Propaganda da maconha será proibida, como também o consumo em ambientes públicos.
Os governistas argumentam que legalizar a maconha será um golpe no narcotráfico. Para a oposição, além de não atingir o problema maior, que é a pasta de coca, o projeto irá estimular o consumo da maconha.
O projeto segue agora para o Senado, onde o governo tem maioria folgada para aprová-lo. É uma proposta que tem o empenho pessoal do presidente José Mujica, mas vem na contramão da opinião pública. Dois de cada três uruguaios são contra a legalização da maconha.

Igreja Católica investe no uso de tecnologia para atrair e atender fiéis


Não é só o Papa que é pop. São 20 mil pessoas por missa e outras milhares rezando com ele à distância. O padre Marcelo Rossi não tem só fieis. Ele também tem seguidores. Mas só o dom da palavra não basta. É preciso ter o dom da síntese para fazer a mensagem caber em 140 caracteres.
Nos bastidores da igreja, padre Marcelo tem funcionários para abastecer as redes sociais. “Ele liga de fora, olha está acontecendo isso. Isso não esqueçam de colocar tal coisa no face, tal coisa no twitter, no portal”, diz o jornalista Mário Duarte Alves Júnior.
Depois de 12 minutos de uma postagem do padre Marcelo, 370 pessoas compartilharam, mais de 1,1 mil pessoas curtiram e 34 mil pessoas viram a mensagem. “É impressionante. Eu aproveito às 06h, quando eu celebro a missa sozinho em intenção de todas essas pessoas”, diz o padre Marcelo.
No site do padre, os fiéis-internautas são recebidos em uma capela virtual e acendem velas que não queimam. Para quem ainda da não tem perfil nas redes sociais, existem outras formas de comunhão entre a fé e a tecnologia. Por exemplo, há um aplicativo para smartphone que envia salmos todos os dias.
Uma igreja de Rio Claro, no interior de São Paulo, buscou o call center, outra solução moderna, para atender os fieis. Quem liga não fica ouvindo musica nem é empurrado de uma atendente para outra até perder a paciência. Aproximar-se de Deus é bem mais fácil do que reclamar por aí de uma cobrança indevida, de um produto com defeito, ainda que no caminho exista o gerúndio, o pecado original dos call centers.
Todos os pedidos de orações são levados ao altar que fica no meio da igreja e gira. A ideia é do padre Jocelir Leo Vizioli. “Numa missa de uma hora e pouco dá para ver as pessoas sempre de frente”, diz.
São sete mil pessoas quando a igreja está cheia. Foi montada uma sala de operações para transmitir a missa ao vivo pela internet. “São cinco câmeras. Eu consigo controlar e pré-selecionar. São seis botões que eu resolvo e boto a missa no ar”, diz o operador.
O padre também investiu num painel de leds que fica acima do altar e vai dando o clima da missa. “Aqui está tudo ligado por uma rede wi-fi. Pelo tablet eu controlo toda informação que vai para o painel de led”, diz o produtor de vídeo Felipe Sotonyi.
“Eu acho que o jovem hoje, sempre o jovem, ele gosta mais de agitação. Eu acho que como uma esperança pra igreja de amanhã, a igreja que precisa usar os meios modernos pra atrair as pessoas”, diz o padre Jocelir.

Governo americano pode rastrear passos de quem acessa a internet


Uma nova rodada de revelações sobre programas de espionagem dos Estados Unidos confirma a capacidade dos serviços secretos americanos de interceptar até mesmo como navegam os internautas. Pressionado pelo Congresso, o governo americano acabou tornando públicos documentos que até agora eram mantidos em segredo.
Um dos programas divulgados nesta quarta-feira (31) no Senado pelos integrantes do governo já havia sido revelado por Edward Snowden, ex-técnico da CIA. Eles explicaram que o governo deu uma ordem para que uma operadora de telefonia entregasse os dados de chamadas de milhões de norte-americanos descrevendo como esses dados deveriam ser armazenados e acessados.
Em Los Angeles, numa rara aparição pública, o general-chefe da Agência Nacional de Segurança, disse que a NSA não escuta os telefonemas nem lê os e-mails de ninguém. Mas uma nova reportagem do jornal britânico The Guardian revelou que a vigilância pode ser bem maior do que admitem as autoridades. O artigo, feito com base em documentos vazados pelo ex-técnico da CIA Eduard Snowden mostrou que o programa do governo americano pode rastrear os passos de qualquer pessoa na internet.
O jornal publicou uma apresentação interna da NSA com explicações sobre o sistema chamado X-Keyscore, descrito como o mais abrangente para recolher dados. O sistema permite que os técnicos espiem o internauta em tempo real e pesquisem informações por nome, número de telefone e endereço de IP.
O corpo das mensagens de emails, chats e mensagens privadas no Facebook podem ser acessados. É exigido apenas o preenchimento de um formulário simples, com uma justificativa qualquer para a pesquisa, sem a necessidade de aprovação de um superior ou da Justiça. O sistema teria 700 servidores de internet distribuídos em 150 locais, inclusive no Brasil.
O porta-voz da Casa Branca negou que o acesso às informações dos analistas do governo ao banco de dados da NSA seja ilimitado.

Seagate lança HD externo para backup que tem a espessura de um lápis


Seagate lançou seu novo HD externo, o Seagate Slim portátil. Pesando cerca de 150 gramas e com apenas 9,6 milímetros de espessura, é considerado o mais fino do mercado. O HD funciona com Windows 8, sem a necessidade de formatação. Com 500 GB de armazenamento, realiza backups automáticos e compartilha seus arquivos para redes sociais.
O novo HD Seagate Slim portátil tem praticamente a mesma espessura de um lápis, já que conta com apenas 9,6 milímetros. Ele possui software próprio de operação simples e um painel intuitivo que permite o armazenamento fácil e rápido em redes sociais como Flickr,Facebook e YouTube.
O Seagate Slim portátil vem com o software Seagate Dashboard, controlador de funções como “protect”, que pode configurar backups automáticos rapidamente. Já o recurso “save” possibilita o backup de certos arquivos em redes sociais: o usuário envia as imagens e o software faz backup do conteúdo compartilhado. Através do recurso “share”, arquivos podem ser carregados simultaneamente nas redes sociais e no HD. Com o Seagate Dashboard, você escolhe os arquivos e a rede social onde eles serão publicados. Esta função permite ainda que comentários sejam adicionados às fotos ou vídeos.
O dispositivo tem acabamento em aço escovado e é compatível com os sistemas operacionais Windows 8, Windows 7, Windows Vista, Windows XP SP3 (32 bits e 64 bits), Mac OS X 10.6 ou posterior; possui porta USB 3.0 Super Speed (compatível com portas 2.0) e capacidade de armazenamento de 500 GB.
A Seagate sugere o valor do dispositivo a partir de R$ 299,00.

Sonnen e Hendo são planos A e B de Belfort para próxima luta no Ultimate


Após recusar enfrentar Tim KennedyVitor Belfort tem em mente dois nomes para a sua próxima luta. A esposa e empresária do carioca, Joana Prado, revelou ao Combate.com que a ideia de Vitor é enfrentarChael Sonnen. Caso esse duelo não seja possível, Dan Henderson é a segunda opção. A outra exigência é que a luta não seja no peso-médio.
- Eu acho que o Chael Sonnen seria uma luta interessante ou em um peso combinado ou no meio-pesado. Acho que (o próximo combate) seria Belfort x Chael Sonnen. Nos médios, a gente só pega o vencedor de Chris Weidman contra Anderson silva. Acho que o Sonnen é o melhor nome em termos de repercussão de luta e em termos de evento no Brasil, em Las Vegas ou em qualquer outro lugar. Ele, além de ser bom lutador, é um belo promotor, então acho que ele promoveria bem essa luta - disse Joana.
A esposa e empresária de Vitor Belfort ainda brincou sobre a possibilidade de Chael Sonnen enfrentar o seu marido depois de uma derrota - o americano enfrenta Mauricio Shogun no dia 17 de agosto, em Boston (EUA).
- Não (tem problema), seria só mais uma derrota no cartel dele (risos).
Nesta terça-feira à noite, durante o programa oficial do UFC na TV americana, o "UFC Tonight", Sonnen disse que estaria disposto a enfrentar Belfort no UFC 168, dia 28 de dezembro, evento que terá Chris Weidman x Anderson Silva na luta principal. Para Joana, vale qualquer data nos dois últimos meses do ano.
- Tanto faz. O Vitor vai estar pronto. Ou em novembro ou em dezembro dá para ele lutar - declarou.

Modelo é encontrado morto em cachoeira de Guapimirim


RIO - O modelo Dorian Wayne Meinkohn Johnston, de 20 anos, filho de Jens Peter e Bettina Meinkohn, também modelos, foi encontrado morto no domingo passado ao lado de uma cachoeira num condomínio fechado em Guapimirim, município localizado no pé da Serra dos Órgãos, como informou o site da jornalista Lu Lacerda. Próximo ao corpo foi encontrado um revólver calibre 38. Perícia feita no Instituto Médico-Legal (IML) constatou uma perfuração na cabeça do modelo feita por bala.
A 67ª DP (Guapimirim) está investigando o caso. Em nota, a assessoria de comunicação da Polícia Civil informou que o delegado Alan Luxardo abriu inquérito, e que familiares estão sendo ouvidos. O pai de Dorian deverá prestar depoimento no domingo que vem. Os agentes, segundo a nota, trabalham com a hipótese de suicídio. De acordo com um policial ouvido pelo GLOBO, a possibilidade de crime não está descartada.
O corpo será sepultado às 11h desta quinta-feira no Memorial do Carmo, no Caju. O pai, que mora em Teresópolis, não falava com o filho havia dois dias. Jens Peter saiu à procura dele e achou-o morto ao lado de uma cachoeira que costumava frequentar.
— Ele tinha uma carreira brilhante pela frente. Todo mundo o amava. Uma lástima — lamentou Jens Peter. — Fui procurá-lo por causa de um trabalho que ele tinha em São Paulo. Tentei por dois dias. Antes de entrar em pânico, fui até a cachoeira que ele costumava ir e encontrei o corpo. Foi um acidente. Ele caiu e teve uma contusão na cabeça.
Bettina Meinkohn, mãe da vítima, mora na Alemanha e já chegou ao Rio acompanhada do irmão de Dorian, Gillian, de 23 anos. Dorian Wayne, seu nome profissional, era modelo da agência 40º. Sérgio Mattos, dono da empresa, também lamentou a morte do rapaz, que tinha 1,92m.
— Ele era a cara do pai, que considero o homem mais bonito que já vi. Tinha uma carreira internacional intensa e brilhante pela frente. Chegou a trabalhar conosco quando tinha 17 anos. Foi para a Alemanha, onde mora a mãe, outra brilhante e linda modelo. Quando voltou, em dezembro, venho mais encorpado, extremamente bonito. Era um cara legal, tranquilo, amoroso. Fará muita falta a todos — comentou Sérgio Mattos.


TIMÃO ENCERRA JEJUM EM CASA, BATE GRÊMIO E SONHA COM ARRANCADA

Corinthians 2x0 Grêmio


O Pacaembu não estava lotado, nada perto daquele clima contagiante encontrado em jogos decisivos. Mesmo assim, o Corinthians ouviu o apoio das arquibancadas, incendiou-se e voltou a se impor dentro de sua casa na vitória por 2 a 0 sobre o Grêmio, nesta quarta-feira, pelo Campeonato Brasileiro. Já eram três jogos sem ganhar, sem sequer fazer um gol dentro de casa. Do outro lado, o Tricolor gaúcho passa a pensar no Grenal com maior preocupação.
A vitória leva o Corinthians aos 14 pontos, já sonhando com uma arrancada e a caça aos líderes. A noite foi bastante produtiva para o time e seu ataque. Os gols foram de Emerson e Alexandre Pato, artilheiro corintiano no Brasileiro – balançou as redes quatro vezes. Com o total de oito gols na competição, o Timão não tem mais o pior ataque (o posto agora é do Náutico, com sete).
O Grêmio permanece com 15 pontos e perde a chance de encostar nos primeiros colocados. O ataque formado por Kleber e Barcos não jogou bem, mas a equipe de Renato Gaúcho levou perigo no início do segundo tempo. A notícia mais grave é a possível perda de Zé Roberto para o clássico de domingo – ele saiu lesionado aos 19 minutos de jogo.
O Corinthians volta a campo no próximo domingo, quando enfrenta o Criciúma, às 16h (horário de Brasília), em Santa Catarina. Na mesma data e horário, o Grêmio tem um clássico decisivo em sua Arena, contra o Internacional.
Timão interessado; Grêmio sem maestro
Tite parecia saber exatamente o que queria ao dar uma última chance ao quarteto de ataque formado por Danilo, Romarinho, Guerrero e Emerson. Com tanta gente boa no banco, casos de Renato Augusto, Douglas e Alexandre Pato, todo mundo entrou mais ligado na missão de tirar do Corinthians o incômodo posto de pior ataque do Brasileirão.
A marcação implacável e adiantada, com os atacantes quase na mesma linha dos zagueiros, não era vista há muito tempo. E com o Timão, essa tática costuma dar certo. Os erros causados pela pressão deram origem às chances de gols – com Emerson, com Guerrero, até com Ralf. Nada que ainda levasse perigo ao goleiro Dida.
Com Kleber e Barcos no ataque, o Grêmio de Renato Gaúcho sabia agredir e dar trabalho à defesa corintiana, melhor do campeonato. O problema é que o principal jogador da equipe saiu machucado logo aos 19 minutos: sem Zé Roberto, o Tricolor perdeu força no meio-campo e cedeu terreno ao Corinthians. O garoto Guilherme Biteco foi o substituto do capitão gremista.
Com mais campo para jogar, o Timão abusou das triangulações, mostrando os movimentos quase automáticos que levaram a equipe de Tite aos grandes títulos dos últimos anos. Na jogada típica, saiu o gol. Aos 33, Romarinho rolou para Guerrero, que chutou e viu Dida rebater. Emerson pegou a sobra e não desperdiçou: 1 a 0.
O gol encerrou um jejum de mais de 300 minutos do Corinthians no Pacaembu – contando apenas jogos do Campeonato Brasileiro. Foram três partidas inteiras sem balançar as redes, contra Portuguesa, Atlético-MG e São Paulo. A torcida, claro, foi para o intervalo mais aliviada.
Pato encerra pressão tricolor
O Timão continuou bem, mas o segundo tempo foi mais aberto, já que o Grêmio entrou com uma proposta ofensiva em busca do empate. O esboço de pressão até deu certo, com vários sustos em uma noite insegura do goleiro Cássio – ele fez a torcida prender a respiração em algumas saídas para cortar cruzamentos na área. Uma delas resultou em bola no travessão de Riveros. Em compensação, fez boa defesa em chute de Alex Telles.
Pelo lado alvinegro, só os contra-ataques levaram perigo. E Guerrero, em fase nada boa, perdeu gols que não perderia em dezembro passado, época do Mundial de Clubes. Tite tentou mudar o panorama com as entradas de Renato Augusto e Alexandre Pato, mas as jogadas ofensivas foram cada vez mais raras.
Renato Gaúcho lançou o chileno Vargas no lugar de Biteco, mas nem o maior poder no ataque foi capaz de levar o Grêmio ao empate. Aos 35, uma cobrança de escanteio confusa decidiu o jogo: Paulo André cabeceou, a bola bateu num gremista, relou em Alexandre Pato e entrou - o atacante acabou sendo premiado com seu quarto gol no Brasileirão. A vitória por 2 a 0 encerrou a pressão gremista e fez o Corinthians encontrar maior tranquilidade para a sequência da competição.

BAHIA VENCE, CHEGA À VICE-LIDERANÇA E EMPURRA O FLAMENGO PARA O Z-4

Bahia 3x0 Flamengo



Diante de sua apaixonada torcida na Fonte Nova, o Bahia mostrou mais uma vez seu crescimento sob o comando de Cristóvão Borges e venceu o Flamengo por 3 a 0, pela décima rodada do Brasileiro. Fernandão, Wallyson e Marquinhos Gabriel marcaram os gols do time da casa, que chegou à vice-liderança da competição com 19 pontos, um atrás do Coritiba. O Rubro-Negro de Mano Menezes, por sua vez, segue seu calvário na competição e retornou à zona de rebaixamento, na 17ª posição com apenas dez pontos.
A torcida do Bahia empurrou durante todo o jogo, fez a festa em 90 minutos e até gritou 'olé' nos momentos finais diante da troca de passes de seus jogadores. O público pagante foi de 26.033 pessoas, com renda de R$ 1.131.520,00.
Apesar da vitória incontestável do Bahia, a partida foi marcada por um erro grave do árbitro Heber Roberto Lopes no segundo gol marcado pelo tricolor baiano, no fim do primeiro tempo. Wallyson finalizou depois de rebote de Felipe, que foi atrapalhado por tentativa de cabeçada do zagueiro Rafael Donato, em impedimento. O auxiliar chegou a levantar a bandeira, mas após consulta, Heber confirmou o gol. Os rubro-negros reclamaram muito e o goleiro levou cartão amarelo.
- O auxiliar disse que não levantou a bandeira. Disse na minha cara que não levantou a bandeira. Isso é brincadeira - disse o goleiro no intervalo.
Wallyson, que saiu para comemorar e chegou a se frustrar quando o árbitro foi conversar com o auxiliar, respirou aliviado.
- A alegria foi tão grande que nem olhei para o bandeirinha. Depois achei que ele fosse anular. Mas o importante é que o gol valeu - disse.
O Bahia folga no fim de semana, pois já disputou o jogo da 11ª rodada no dia 10 de julho, na vitória por 2 a 1 contra o São Paulo, que faz excursão pelo exterior. Já o Flamengo enfrenta o Atlético-MG em sua segunda casa, o estádio Mané Garrincha, no domingo, às 16h (de Brasília).

Transou com a Própria Mãe no Presidio - Recife-PE

Até que ponto um ser humano pode chegar, essa entrevista é lamentável e Impressionante, o filho tinha relações sexuais com a própria mãe dentro do presídio, em Recife-PE.
Descobriram que Bruno estava tendo relação com a mãe, quando viram os dois entrando no banheiro juntos e passaram 40 minutos lá dentro, os detentos ficaram curiosos por causa da demora dos dois dentro do banheiro, então decidiram ir olhar o que estavam fazendo. Quando abriram a porta do banheiro pegaram Bruno e a mãe tendo relações. Os detentos revoltados começaram a bater em Bruno, mas logo em seguida a policia chegou e separou a briga. Confira o Video na Integra.





Texto: Felipy Siqueira

Trupé de Cultura

Neste sábado 03/AGO e Domingo 04/AGO acontecerá na Orla Fluvial de Petrolândia, Trupé de Cultura , 2 dias de festa e  muita cultura com as bandas:
Sakaradda
Gean Ramos
Maquina Total
Caninana do Forró
Percussiclando
Forro  Pé de Serra

Também acontecerá Apresentações Culturais no espaço Trupé Cultura que fica localizado na orla.
Esse evento é mais uma organização de Jadilson Ferraz.
"Venha conhecer o melhor da cultura petrolandense".

Exclusivo: programação da Copa Vela 2013.


Mesmo sem ter o anuncio oficial por parte da prefeitura de Paulo Afonso, o Mais Festa com exclusividade conseguiu as informações das atrações do palco principal para os três dias da Copa Vela, carnaval fora de época da cidade. Nos dias 6, 7 e 8 de setembro a maior micareta da região sacode o município.  As bandas Cheiro de Amor, Frejat (Barão Vermelho) e Paralamas do Sucesso, respectivamente, serão as principais atrações da prefeitura. Em breve outras informações. 

Projeto São Francisco terá mais de 2.000 novos empregos até outubro


A cada R$ 1 investido na integração do rio, outros R$ 2 são aplicados em obras estruturantes para garantir a segurança hídrica no Nordeste

Brasília-DF, 31/7/2013 – O Ministério da Integração Nacional tem reforçado todas as frentes de serviço da maior obra de infraestrutura hídrica do país - o Projeto de Integração do Rio São Francisco. Além dos quase dois mil postos de trabalho criados nos últimos meses, o Ministério prevê a contratação de mais dois mil novos empregos até outubro deste ano. Isto porque, o Ministério da Integração Nacional conclui, nesta semana, os dois últimos processos licitatórios das obras complementares do empreendimento. As frentes de serviço do Projeto São Francisco que passam por Mauriti, no Ceará; São José de Piranhas e Monteiro, na Paraíba; e Sertânia, em Pernambuco, serão intensificadas.

No início desta semana, o Ministério concluiu a licitação da chamada 3 Leste do empreendimento. “Na próxima semana já vamos emitir a primeira ordem de serviço do último trecho do Eixo Leste, em Monteiro (PB)”, informou o ministro da Pasta, Fernando Bezerra Coelho, durante o programa Bom Dia, Ministro, transmitido na manhã desta quarta-feira (31/7). A próxima licitação a ser concluída, nesta semana, é da chamada 3Norte, que contempla os antigos lote 6, em Mauriti (CE), e lote 7, em São José de Piranhas (PB). Com mais esta conclusão (Meta 3Norte), os serviços deste trecho serão retomados e a obra do Projeto de Integração do Rio São Francisco estará totalmente remobilizada.

Atualmente, mais de 5.800 pessoas trabalham na construção de canais, aquedutos, túneis, barragens e estações de bombeamento que vão levar água e garantia hídrica aos estados de Pernambuco, Ceará, Paraíba e Rio Grande do Norte. Além do trabalho contínuo 24 horas por dia em alguns pontos do empreendimento, o Governo Federal também possui 600 profissionais atuando na fiscalização, supervisão e gerenciamento do Projeto São Francisco.

O Projeto de Integração do Rio São Francisco faz parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Ainda pelo PAC, o Governo Federal, em parceria com os governos estaduais, financia outras centenas de empreendimentos que estão gerando soluções estruturantes para a falta d'água na região do semiárido. A cada R$ 1 investido na integração do rio São Francisco, outros R$ 2 são aplicados em obras estruturantes para garantir a segurança hídrica no Nordeste.

Os investimentos em infraestrutura hídrica mais que triplicaram, passando de R$ 7,2 bilhões no PAC 1 para R$ 26 bilhões no PAC 2, nos eixos Oferta de Água, Seca, Irrigação, Drenagem e Revitalização. São obras estruturantes, como barragens, adutoras e canais, que já estão transformando o semiárido brasileiro.

Petrolândia: Batida entre Carro e Moto


Por volta das 18:00h desta Quarta-feira (31) foi registrada uma batida entre um Fiat  e uma moto , na entrada da cidade.

Seguintes informações falam que a condutora do Fiat, a Sr. Cléa Araújo, ao tentar entrar na cidade, bateu com uma moto que vinha em sentido contrário. O Condutor da Moto, o Sr. Reginaldo, chocou-se  com o automóvel. A motorista não sofreu nada.

O condutor da moto foi levado ao Hospital Dr. Francisco Simões de Lima, onde lá foi medicado, e passa bem.

Caso Mércia: vigia é condenado a 18 anos de prisão por ajudar Mizael


O vigia Evandro Bezerra Silva foi considerado culpado nesta quarta-feira como cúmplice no assassinato da advogada Mércia Nakashima, morta em 23 de maio de 2010 em Nazaré Paulista (SP). O réu enfrentou júri populardurante três dias no Fórum de Guarulhos, na Grande São Paulo, que decidiu acolher a tese da acusação de que Evandro participou e contribuiu com o ex-policial reformado Mizael Bispo, condenado a mais de 20 anos de cadeia em março deste ano, pela morte de Mércia.
Com a decisão dos jurados, a juíza Maria Gabriela Riscali sentenciou Evandro a uma pena de 18 anos e oito meses de reclusão, em regime inicialmente fechado. Ao ler a sua decisão, a magistrada se referiu ao crime como uma "covardia", alegando que o vigia tinha uma "culpabilidade gravíssima".
"Embora não tenha sido ele que tenha derrubado sangue da vítima, ele aderiu à ideia de Mizael Bispo", afirmou a magistrada, que atribuiu ao vigia a colaboração para a realização do crime por "ser um exímio conhecedor da região" de Nazaré Paulista. "Foi uma perda inestimável para os familiares, causando sofrimento intensificado a cada dia", lamentou a juíza.
O caso
A advogada Mércia Nakashima desapareceu no dia 23 de maio de 2010, após deixar a casa dos avós em Guarulhos, e foi encontrada morta no dia 11 de junho, em uma represa em Nazaré Paulista, no interior de São Paulo. A perícia apontou que ela foi ferida a tiros, mas morreu por afogamento quando seu carro foi empurrado para a água.
Ex-namorado de Mércia, o policial militar reformado e advogado Mizael Bispo de Souza, 43 anos, foi apontado como principal suspeito pelo crime e denunciado por homicídio triplamente qualificado (motivo torpe, emprego de meio cruel e mediante recurso que dificultou a defesa da vítima). Em 14 de março deste ano, Mizael foi condenado a 20 anos de prisão pela morte de Mércia.
A Promotoria também denunciou o vigia Evandro Bezerra Silva, que teria o ajudado a fugir do local. Preso em Sergipe dias depois da morte de Mércia, Evandro afirmou ter ajudado Mizael a fugir, mas alegou posteriormente que foi obrigado a confessar a participação no crime, sob tortura.

Governo volta atrás em novas regras para mudança de sexo


Após publicar no Diário Oficial da União desta quarta-feira uma portaria que define novas regras para a realização de cirurgia de mudança de sexo e outros tratamentos destinados a travestis e transexuais pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o governo voltou atrás e suspendeu os efeitos da medida. O Ministério da Saúde chegou a convocar a imprensa para uma entrevista coletiva, mas cancelou após meia hora de espera pelos jornalistas sob a justificativa que o secretário de Atenção à Saúde, Helvécio Miranda Magalhães Júnior, e o ministro Alexandre Padilha teriam tido um "imprevisto" nas agendas.

Confira direitos conquistados pelos homossexuais no País

Em nota, o ministério suspendeu os efeitos das novas regras "até que sejam definidos os protocolos clínicos e de atendimento no âmbito do processo transexualizador". "Para tal fim, o Ministério da Saúde convidará representantes dos serviços de saúde que já realizam este processo e especialistas na matéria para definir os critérios de avaliação do indivíduo, de obtenção da autorização dos pais e responsáveis, no caso de faixa etária específica, e de acompanhamento multidisciplinar ao paciente e aos seus familiares", afirmou o ministério em nota.
As regras tocam num ponto polêmico ao permitir que adolescentes iniciem a terapia hormonal para mudança de sexo, que foi fixada em 16 anos. Para iniciar o tratamento com essa idade, no entanto, seria necessária a autorização dos pais ou responsáveis e consenso da equipe de profissionais que acompanha o paciente.
A portaria também reduzia a idade mínima para a realização da cirurgia de mudança de sexo de 21 para 18 anos, com exigência de indicação específica e acompanhamento prévio de dois anos pela equipe de médicos responsáveis pelo paciente. Assim, fica valendo a portaria de agosto de 2008, que rege o processo de troca de sexo pelo SUS, mas não detalhava os critérios para a execução da cirurgia e dos tratamentos necessários para a operação.

'Menino-peixe' sofre com pele que lembra escamas na China


Coberto dos pés à cabeça com "escamas", um garoto chinês sofre com dores e tem dificuldade para dormir devido à coceira. Chamado de "menino-peixe", Pan Xianhang nasceu com ictiose, uma condição genética rara em tão larga escala no corpo humano que também é chamada de "doença da escama de peixe". A maior parte dos pacientes apresentam pontos de pele ressecada e escamosa, mas o caso de Pan é mais grave: o formato dos olhos, nariz, boca e orelhas foi afetado, e ele tem dificuldades para mexer braços e pernas. As informações são do The Sun.
Vítimas de ictiose são tratadas com cremes, óleos e hidratantes para combater o ressecamento da pele. "Não há cura, e os tratamento para a ictiose consistem, predominantemente, em manter a pele hidratada com emolientes, como loções e cremes", afirmou Liz Dale, porta-voz de um grupo de apoio a pacientes com esse distúrbio no Reino Unido. "A pele precisa ser hidratada para evitar que fique ainda mais ressecada, o que poderia fazer com que quebrasse - ficando, assim, suscetível a infecções, que podem ser fatais."
No Vietnã, um jovem sofre da mesma doença. Um documentário de um canal de televisão mostrou no ano passado a história de Minh Anh, que foi abandonado ainda bebê depois de nascer com uma forma grave de ictiose. Para o vietnamita de 18 anos, a condição significa que ele precisa viver em uma ala especial de um hospital em Saigon.

4G e 3G de operadoras deixam a desejar durante teste em pontos estratégicos

A insatisfação dos usuários de internet móvel com o sinal e desempenho da navegação oferecidos pelas operadoras não é novidade. Mas, nesta semana, ela está tomando proporções ainda mais significativas, com o lançamento da campanha “Em busca do 3G Perdido”, promovida pela Associação de Defesa do Consumidor (ProTeste)
Conforme a entidade, a cobertura de internet 3G possui zonas de sombra que podem fazer com que até 57% das tentativas de acessar o serviço não sejam efetuadas. Mas e o 4G está melhor? O serviço, ainda novo no Brasil, promete qualidade superior na navegação e acesso, sendo uma das expectativas dos Brasileiros para a Copa de 2014.
Na prática, entretanto, a nova geração de banda larga móvel testada com duas operadoras, em Porto Alegre, uma das sedes do mundial de futebol, ainda deixa a desejar em pontos estratégicos. No aeroporto, por exemplo, é possível obter a mesma velocidade oferecida pelo serviço 3G em outros pontos da cidade. A Coluna Tira-dúvidas de Tecnologia realizou baterias de testes em pontos turísticos e de negócios da capital gaúcha. Participaram das avaliações as operadoras Claro e Vivo (as duas que já operam com o 4G no Rio Grande do Sul).
Além de analisar o desempenho do 4G, também foram realizados testes com o serviço de internet 3G das duas operadoras. Os resultados abaixo são de comparativos feito com o smartphone Samsung Galaxy SIII LTE.
Estádio Beira-Rio
O estádio que sediará jogos da Copa do Mundo de 2014 ainda está em obras e, conforme a assessoria de imprensa da Claro, existe a perspectiva de que sejam instaladas antenas no interior do estádio.
Os testes foram realizados no entorno do Beira Rio, uma área conhecida como ‘espaço do torcedor’. Independente da instalação das antenas que amplificarão o sinal da internet, essa região está localizada num dos bairros contemplados pela área de cobertura do serviço para ambas as operadoras de telefonia.
Nos testes realizados, foi possível obter com a Vivo a velocidade de download de 9.6Mbps, e upload de 2.9. Com a Claro, a velocidade de download obtida foi de 5.0Mbps e upload de 1.1Mbps.

No estádio Beira Rio foi realizada uma bateria de verificações adicionais para demonstrar ao leitor o que representa, em segundos, a navegação nas velocidades de download e upload obtidas com o 4G. Veja abaixo os resultados práticos para a realização de algumas tarefas.
YouTube
Foi gravado um vídeo em HD de um minuto de duração com o tamanho de 130 megabytes (MB) e enviado para o YouTube. Com a Vivo o tempo de upload foi de 24 segundos, e com a Claro o tempo de 56 segundos. O tempo de carregamento para a exibição foi de cerca de um segundo para as duas operadoras.
Facebook
O mesmo vídeo enviado ao YouTube também foi postado na rede social Facebook. Com a Vivo, o tempo de upload foi de 1 minuto e 35 segundos e com a Claro não foi possível obter sucesso em três tentativas. Esse tipo de teste é uma referência, mas está sujeito a interferências do site ao qual está sendo enviado o arquivo, assim como instabilidades nos aplicativos.
Game
Foi feito o download do game ‘Dead Trigger’, disponível gratuitamente na Google Play (o tamanho do instalador é de 164 MB). Com a Vivo, foram necessários 1 minuto e 46 segundos para o download completo. Com a Claro, o mesmo processo levou 3 minutos e 12 segundos.
Aeroporto Internacional Salgado Filho
O aeroporto internacional de Porto Alegre possui dois terminais de embarque e desembarque. No primeiro ponto, o terminal 2 (também conhecido como terminal antigo), não foi possível realizar testes com nenhuma das operadoras avaliadas. Com a Claro não foi possível acessar a internet e operadora Vivo não apresentava estabilidade e velocidade suficientes para a navegação. As tentativas foram realizadas na praça de alimentação.
Já no terminal 1, onde existe o maior fluxo de passageiros, a velocidade máxima de download obtida pela Vivo foi de 2.3 Mbps e upload de 0.9 Mbps. A Claro apresentou resultados próximos, com uma taxa de download de 2.2Mbps e upload de 0.5Mbps. Os valores obtidos não impressionam se forem levadas em consideração as expectativas de uma navegação de alta velocidade. Principalmente porque é possível obter velocidade equivalente em outros pontos da cidade com a internet 3G.
A avaliação mostrou também que o serviço de internet 3G no Terminal 1 do aeroporto Salgado Filho é o suficiente para realizar atividades básicas como ler e enviar mensagens. Com o serviço da Vivo foi possível obter uma taxa de download de 1.5Mbps e 0.7Mbps de upload. A Claro teve uma taxa de download de 0.8Mbps e upload de 0.9Mbps.
Estação Rodoviária
A Estação Rodoviária de Porto Alegre obteve a segunda melhor colocação no quesito velocidade de download entre os locais visitados – quase cinco vezes superior a maior velocidade obtida no aeroporto Salgado Filho. Com a Vivo, foi possível observar uma taxa de download de 10.1Mbps e upload de 6.8Mbps. Com a Claro, a taxa de download ficou em 2.7Mbps e de upload em 2.7Mbps.
Centro Histórico
O local foi escolhido para análise por ser um dos pontos de grande aglomeração de pessoas, repleto de estabelecimentos comerciais, escritórios, agências bancárias e restaurantes, localizado no ‘coração’ do centro da capital gaúcha. A velocidade máxima de download foi de 5.1Mbps e upload de 2.0Mbps com a Vivo. Com a Claro, a velocidade de download ficou em 4.6Mbps e de upload de 1.2Mbps.
Padre Chagas – Moinhos de Vento
A rua Padre Chagas, localizada no Bairro Moinhos de Ventos, também conhecida como ‘Calçada da Fama’ é um conhecidíssimo reduto de bares, cafés e restaurantes da cidade. Nessa região, foi possível obter o melhor desempenho entre todos os locais visitados: a velocidade de download de 10.5Mbps e de upload de 8.1Mbps, com a Vivo. Com a Claro foi possível obter a velocidade máxima de download de 5.6Mbos e de upload de 1.2Mbps.

Em 2º dia de protestos, médicos suspendem atividades pelo país


Médicos de ao menos 13 estados realizam protestos nesta quarta-feira (31). Na terça-feira (30), a suspensão dos atendimentos nas redes pública e privada atingiu 12 estados e o Distrito Federal.
A greve é para marcar posição da categoria contra decisões do governo federal, como a contratação de profissionais estrangeiros pelo programa Mais Médicos e os vetos à legislação do Ato Médico, que estabelece as atribuições dos profissionais de  medicina. Em nota, o governo disse que "lamenta" eventuais prejuízos causados à população.
Apesar da greve, a Federação Nacional dos Médicos (Fenam), que representa 53 sindicatos, orientou para que casos de urgência e emergência sejam atendidos. Os clientes de planos de saúde também serão afetados. É segunda vez, em um intervalo de uma semana, que a categoria cruza os braços em protesto contra decisões do governo federal.

Governo desiste de incluir dois anos extras na graduação de medicina

O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, afirmou nesta quarta-feira (31) que o governo decidiu alterar um dos pontos do programa Mais Médicos: o que previa a ampliação de seis para oito anos do período de graduação em medicina – nos dois anos extras eles teriam de prestar serviços no Sistema Único de Saúde (SUS).
De acordo com o ministro, o governo decidiu acatar a proposta de comissão de especialistas que analisa o programa. Pela proposta, os dois anos extras serão aproveitados como residência médica, que tem caráter de especialização e atualmente não é obrigatória. Com isso, os estudantes de medicina não ficariam impedidos de se formar após os seis anos de curso.
Se prevalecesse a proposta original do programa Mais Médicos, a formação em medicina poderia durar até dez anos: oito de graduação (obrigatórios) e dois de especialização (residência médica).
Segundo a nova proposta, os médicos recém-formados farão a especialização durante a residência médica, como atualmente, mas, no primeiro ano, a atuação será necessariamente no setor de urgência e emergência de uma unidade do SUS. No segundo ano, o recém-formado atuaria na área de especialização que escolheu.
"Isso [a proposta de que os médicos recém-formados atuem na urgência e emergência do SUS durante a especialização] dialoga com a medida provisória e criou uma unanimidade entre todos os diretores de faculdades, a Associação Brasileira de Educação Médica e a comissão de especialistas. Houve unanimidade neste entendimento, e a gente acolhe isso de forma muito positiva", disse o ministro após reunião sobre o programa Mais Médicos com reitores de universidades federais e entidades de medicina no MInistério da Educação.
O ministro Mercadante afirmou que o governo pretende assegurar, até 2017, acesso a bolsa de residência médica para todos os estudantes formados em medicina. Segundo a assessoria do Ministério da Educação, quando as bolsas estiverem disponíveis, a residência médica passará a ser obrigatória.
De acordo com a assessoria, ainda não há uma definição sobre os casos de médicos recém-formados que optarem por fazer clínica geral e decidirem não se especializar. Não se sabe se, nessa hipótese, o recém-formado faria somente o primeiro de residência em um setor de urgência e emergência do SUS ou se teria de cumprir os dois anos.
A obrigatoriedade de prestação de serviços por dois anos no SUS era um motivos de crítica das entidades médicas ao programa Mais Médicos, do governo federal.
Medida provisória
Após negociar a alteração de parte das regras do Mais Médicos com os dirigentes das universidades, Aloizio Mercadante disse que irá levar a nova proposta ao relator da medida provisória na comissão especial que está sendo criada pelo Congresso Nacional para analisar o projeto.
Segundo o ministro, a última palavra sobre a proposta de incorporação dos novos médicos ao SUS no período da residência médica será do Congresso.  
"Quem vai decidir, evidentemente, ao final do processo, é o Congresso Nacional. E vamos imediatamente abrir essa discussão no âmbito do Conselho Nacional de Educação", afirmou.

Brasil quase dobra IDHM em 20 anos


Nas últimas duas décadas, o Brasil quase dobrou o seu Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM), passando de 0,493, em 1991, - considerado muito baixo – para 0,727, em 2010, o que representa alto desenvolvimento humano, conforme o Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013. No período, país registrou crescimento de 47,8% no IDHM.
Em 1991, 85,5% das cidades brasileiras tinham IDHM considerado muito baixo. Em 2010, o percentual passou para 0,6% dos municípios. De acordo com o levantamento, em 2010, o índice de municípios com IDHM considerado alto e médio chegou a 74%, enquanto em 1991, não havia nenhuma cidade brasileira com IDHM considerado alto e 0,8% apresentavam índice médio. Pela escala do estudo, é considerado muito baixo o IDHM entre 0 e 0,49, baixo entre 0,5 e 0,59; médio de 0,6 e 0,69, alto 0,7 e 0,79 e muito alto entre 0,8 e 1,0.

O IDHM é o resultado da análise de mais de 180 indicadores socioeconômicos dos censos do IBGE de 1991, 2000 e 2010. O estudo é dividido em três dimensões do desenvolvimento humano: a oportunidade de viver uma vida longa e saudável [longevidade], ter acesso a conhecimento [educação] e ter um padrão de vida que garanta as necessidades básicas [renda]. O índice varia de 0 a 1, sendo que quanto mais próximo de 1, maior o desenvolvimento humano.

De acordo com o Atlas do Desenvolvimento Humano Brasil 2013, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), em parceria com o Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) e a Fundação João Pinheiro, o Brasil conseguiu reduzir as desigualdades, principalmente, pelo crescimento acentuado dos municípios menos desenvolvidos das regiões Norte e Nordeste.

“A fotografia do Brasil era muito desigual. Houve uma redução, no entanto, o Brasil tem uma desigualdade amazônica, gigantesca, que está caindo. O Brasil era um dos países mais desiguais do mundo, continua sendo, mas houve uma melhora. Podemos antecipar um futuro melhor”, frisou o presidente do Ipea e ministro interino da Secretaria de Assuntos Estratégicos, Marcelo Neri.

Principal responsável pelo crescimento do índice absoluto brasileiro, o IDHM Longevidade acumulou alta de 23,2%, entre 1991 e 2010. O índice ficou em 0,816, em 2010. Com o crescimento, a expectativa de vida do brasileiro aumentou em 9,2 anos, passando de 64,7 anos, em 1991, para 73,9 ano, 2010.

“A melhoria da expectativa de vida é muito significativa. Um brasileiro que nasce hoje tem expectativa de vida nove anos maior o que era há 20 anos, principalmente por uma queda na mortalidade infantil”, explicou o representante PNUD no Brasil Jorge Chediek.

Os municípios catarinenses de Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú e Rio do Sul registraram o maio IDHM Longevidade, com 0,894, e expectativa de vida de 78,6 anos. As cidades de Cacimbas (PB) e Roteiro (AL) tiveram o menor índice (0,672) e expectativa de 65,3 anos.

O levantamento aponta ainda que a renda per capita mensal do brasileiro cresceu R$ 346 nas últimas duas décadas, tendo como base agosto de 2010. Entre 1991 e 2010, o IDHM Renda evoluiu 14,2%, contudo, 90% dos 5.565 municípios brasileiros aparecem na categoria de baixo e médio desenvolvimento neste índice.

Apesar do crescimento, a desigualdade fica clara quando comparados os extremos do indicador. O município de São Caetano do Sul (SP), primeiro colocado no IDHM Renda, registrou renda per capita mensal de R$ 2.043, o último colocado, Marajá do Sena (MA), obteve R$ 96,25. Uma diferença de 20 vezes.

O IDHM Educação, apesar registrar a menor contribuição para o IDHM absoluto do país, passou de 0,278, em 1991, para 0,637, em 2010. O crescimento foi impulsionado, segundo o atlas, pelo aumento de 156% no fluxo escolar da população jovem no período.

Pernambuco lembra a Semana Mundial da Amamentação


A Semana Mundial de Amamentação será lembrada em Pernambuco pela Secretaria Estadual de Saúde (SES). A programação, realizada de 1º a 7 de agosto para incentivar esse tipo de alimentação para os bebês, será aberta na manhã desta quinta-feira, no auditório da SES, no bairro do Bongi.
Na ocasião, será apresentado um balanço das ações desenvolvidas em Pernambuco, entre 2012 e 2013, para fortalecer o aleitamento materno, mostrando experiências de diversas unidades de saúde e o trabalho realizado pelo programa Mãe Coruja.

As atividades começam com a apresentação cultural com teatro de fantoches das Mães Monitoras do Instituto de Medicina Integral Prof. Fernando Figueira (Imip). Em seguida, haverá a apreesentação do balanço das ações em Pernambuco, pela gestora da Saúde da Criança e do Adolescente, Alessandra Fam. A programação continua com a entrega do selo de revalidação de Hospital Amigo da Criança ao Hospital Agamenon Magalhães (HAM). 

Durante intervalo, às 10h30, participantes poderão visitar os estandes instalados na SES, contemplar a exposição do Programa Mãe Coruja Pernambucana e assistir ao teatro de fantoches das voluntárias do Comitê de Aleitamento Materno do Hospital Memorial Guararapes.

Para até as 12h30, estão previstas apresentações de experiências exitosas em diversas instituições, como Imip, Hospital Memorial Guararapes e Faculdade ASCES de Caruaru. Durante toda a semana, os hospitais Agamenon Magalhães, Barão de Lucena, Jesus Nazareno, em Caruaru, e Dom Malan, em Petrolina, também promovem programação para celebrar a data com exibição de filmes, caminhadas, palestras, seminários, rodas de conversa e cursos.
Para ser uma doadora de leite ligue:
Hospital Agamenon Magalhães (HAM) – (81) 3184.1690
Hospital Barão de Lucena (HBL) – (81) 3184.6552
Hospital Jesus Nazareno (Caruaru) – (81) 3719.9338
Hospital Dom Malan (Petrolina) – (87) 3202.7067
Cisam – (81) 3182.7720
Hospital das Clínicas – (81) 3126.3831
Hospital D’Avila – (81) 3117.5548
Imip – (81) 2122.4719
Maternidade Bandeira Filho – (81) 3355.2235