sexta-feira, 9 de maio de 2014

Quarto suspeito de linchamento em Guarujá, SP, se entrega para a polícia


Mais um suspeito de ter participado do linchamento da dona de casa Fabiane Maria de Jesus, de 33 anos, que morreu na segunda-feira (5), em Guarujá, se entregou para a polícia. Com os vídeos do espancamento em mãos, a polícia chegou a identificar cinco pessoas. Três já haviam sido presas anteriormente. Fabiane morreu após ficar dois dias internada no Hospital Santo Amaro. Ela foi confundida com uma sequestradora de crianças que fazia magia negra com as vítimas, após um boato divulgado em uma rede social.
Segundo informações da Polícia Civil, o quarto suspeito se chama Jair e foi um dos cinco identificados por meio dos vídeos gravados no momento do linchamento. O sobrenome dele ainda não foi revelado. Jair chegou na delegacia ao lado do advogado, por volta das 12h, e foi direto prestar depoimento sobre o caso. A polícia deve pedir a prisão preventiva de Jair durante a tarde desta sexta-feira (9).
Na noite desta quinta-feira (8), outros dois suspeitos foram presos. Lucas Rogério Fabrício Lopes, de 19 anos, e Carlos Alex Oliveira de Jesus, de 23 anos, se juntaram ao pintor Valmir Barbosa, que havia sido preso na última terça-feira (6).
Quem são os outros presos
Os outros três suspeitos presos são Lucas Rogério Fabrício Lopes, de 19 anos, Valmir Barbosa, de 48, e Carlos Alex Oliveira de Jesus, de 23. Segundo a polícia, os três confessaram participação no linchamento da dona de casa. Jesus, Lopes e Barbosa estão entre os cinco suspeitos identificados com a ajuda de imagens gravadas e publlicadas na internet por moradores do bairro Morrinhos, onde o crime aconteceu.
Lopes foi preso na madrugada de quinta-feira, após uma denúncia anônima recebida pela Polícia Militar. O rapaz é suspeito de ter passado por cima da dona de casa com uma bicicleta. Ele passou a madrugada na Delegacia Sede de Guarujá. Em depoimento à polícia, o homem se disse arrependido. "Peço desculpas à família, estou muito arrependido. Desculpa mesmo. A gente vê a nossa mãe em casa, nossa tia, e imagina que poderia ter sido com elas. O que pesa mesmo é a consciência", afirmou.
Já Barbosa alegou que tem filhos e que participou da ação por acreditar que as acusações à vítima – de que ela sequestrava crianças para rituais de magia negra – fossem verdadeiras. "Aconteceu e aconteceu. Não posso fazer mais nada", disse o suspeito.
O último detido foi Carlos Alex Oliveira de Jesus, de 23 anos, preso no fim da tarde desta quinta-feira (8). Ele foi identificado pela polícia quando apareceu em um vídeo segurando a vítima pelos cabelos. Ele alegou que usava cocaína no momento da agressão e que não chegou a golpear Fabiane, já que foi segurado por duas primas.
O dono da página Guarujá Alerta, que divulgou o boato que levou ao espancamento e à morte de Fabiane, prestou depoimento na terça-feira (6). Segundo o advogado Diego Scarpa, seu cliente está sendo muito ameaçado. "São ataques injustos, estão atacado ele de forma injusta. Em momento algum, será comprovado que meu cliente postou ou incitou a população", defendeu.
Enterro
Centenas de pessoas acompanharam, na manhã de terça-feira, o enterro de Fabiane, que deixou marido e dois filhos – um de 12 anos e outro de 1 ano. A cerimônia reuniu familiares e amigos, que não se conformam com a crueldade do crime.
O enterro foi realizado no Cemitério Jardim da Paz, em Morrinhos. O marido de Fabiane, Jaílson Alves das Neves, disse que não sente ódio dos suspeitos. “Para mim, a ficha não caiu. Apesar da brutalidade, não guardo ódio, não guardo esse sentimento ruim no coração. Espero que não aconteça com mais famílias. Essas pessoas que a agrediram e as que assistiram e não tiveram a coragem de salvar uma pessoa inocente não deram nem tempo de defesa para minha esposa. Quero que eles reflitam e que isso não aconteça nunca com a família deles”, explica.
Protesto
Após o enterro de Fabiane, dezenas de amigos e familiares fizeram uma passeata pelo o bairro Morrinhos. Os manifestantes levaram faixas e cartazes com pedidos de justiça.
A população não quer que a imagem do local fique manchada por causa do crime brutal. "Minha maior revolta é que eles fizeram com que a imagem do meu bairro fosse destruída. Eles acabaram com a imagem das pessoas que moram aqui e que são honestas e de bem", lamentou Maria José Dias, que era amiga da vitima há 25 anos.
Maria José foi a última pessoa a ver a dona de casa ainda com vida. "Ela foi buscar uma Bíblia que tinha esquecido na igreja. Tinha pedido para que eu não esquecesse de rezar por ela. Ela estava bonita no sábado, tinha acabado de cortar e pintar o cabelo. Ela se despediu e disse que ia ao médico. A Fabiane nunca fez mal a ninguém. Tiraram o direito de uma bebê crescer ao lado da mãe. Isso não se faz. Essas pessoas chutaram uma mãe indefesa", afirmou.
Revolta de internautas
Dezenas de usuários do Facebook criticaram duramente o administrador da página Guarujá Alerta, e um deles chegou a dizer que o perfil seria tão culpado pela morte da dona de casa quanto seus agressores. Em alguns comentários, os usuários condenaram a publicação do retrato falado, mesmo sabendo que se tratava apenas de um boato.
Em uma publicação feita no fim da tarde de segunda-feira, o dono da página disse que está colaborando com as investigações e que não irá se pronunciar sobre o caso para não atrapalhar o trabalho da polícia.
Confusão
De acordo com o inquérito, o retrato falado atribuído a Fabiane havia sido feito por policiais do Rio de Janeiro, da 21ª DP (Bonsucesso), em agosto de 2012. Na ocasião, uma mulher foi acusada de tentar roubar um bebê do colo da mãe em uma rua de Ramos, na Zona Norte da cidade.
Imagens de câmeras de segurança divulgadas na época mostraram uma mulher passando com a filha de 15 dias no colo e sendo seguida pela suspeita. A vítima estava levando o bebê para fazer o teste do pezinho em um posto de saúde. Ao sair da unidade, foi surpreendida pela sequestradora.
Fonte: http://g1.globo.com/sp/santos-regiao/noticia/2014/05/quarto-suspeito-de-linchamento-em-guaruja-sp-se-entrega-para-policia.html

Fernão Dias é liberada após remoção dos veículos envolvidos em acidente


As três pistas do sentido São Paulo da Rodovia Fernão Dias foram liberadas, por volta das 11h40, após a remoção dos veículos que se envolveram em um acidente na manhã desta sexta-feira (9). A colisão entre um ônibus, uma carreta e um caminhão ocorreu às 7h.

Os carros que seguiam para a capital trafegaram quase cinco horas apenas pelo acostamento. Às 12h, havia ainda 20 km de congestionamento na pista.
No sentido contrário, o trânsito chegou a 5 km devido a curiosos que diminuiam a velocidade para observar o acidente. As informações são da concessionária Autopista Fernão Dias, que administra a rodovia.
Acidente
Os veículos colidiram na região de Mairiporã, na Grande São Paulo, por volta das 7h desta sexta-feira (9). O Corpo de Bombeiros chegou a retirar os passageiros do coletivo pela janela, com o auxílio de uma escada. Uma pessoa que estava no ônibus sofreu ferimentos leves, foi atendida pela equipe de resgate da Autopista Fernão Dias, mas não precisou ser encaminhada ao hospital.
A carreta, que tombou após a colisão, transportava sacos com rolos de fios. Já a carga do caminhão-tanque, da empresa Trans-Herculano, é um produto químico inflamável chamado BTX. Segundo informações da empresa, o veículo não sofreu danos e poderia seguir viagem.

Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/05/fernao-dias-e-liberada-apos-remocao-dos-veiculos-envolvidos-em-acidente.html

Corpo de Jair Rodrigues é enterrado em São Paulo

O corpo de Jair Rodrigues foi enterrado nesta sexta-feira (9) no Cemitério Gethsêmani, no Morumbi, em São Paulo, por volta de 12h30. Todos bateram palmas e aplaudiram, ao som de músicas de Jair, cantadas por um coral. Amparada pela nora Tania Khalill, a viúva Clodine Mello chorou bastante no final da cerimônia.
O caixão chegou ao local em um carro aberto do Corpo dos Bombeiros. O filho do cantor, Jair de Oliveira, acompanhou o transporte do corpo e abraçou a irmã, a também cantora Luciana Mello, após descer do veículo. Familiares, amigos e fãs aplaudiram Jair Rodrigues no momento da chegada do caixão. O padre que conduziu a missa antes do enterro perguntou se alguém queria cantar. Roberto Leal se ofereceu e cantou o "Pai nosso". Em seguida, Leal afirmou que Jair deixou uma marca de "alegria, paz e amor". "Jamais ele iria dizer que foi um exemplo, mas nós sabemos que ele foi um exemplo de vida", comentou o cantor português.
"O mais próximo que cheguei de um anjo foi conviver com ele. Aprendendo, ensinando e recebendo este banho de alegria. Essa criança que ele carrega com ele está com ele onde ele estiver, continua sorrindo, plantando bananeiro, batucando...", disse Jair Oliveira. "Foi um grande pai, maravilhoso", disse Luciana Mello. Nesse momento, fãs gritaram em coro de fora do cemitério: "Queremos ver Jair".
Após o pedido, o público conseguiu entrar para homenagear Jair e dar adeus ao ídolo. Grupos formados por cinco pessoas passavam rapidamente perto do caixão. Muitos tocavam na testa do cantor. A entrada de fãs na capela não estava prevista, mas o apelo foi atentido pelos familiares.
Durante a cerimônia, um dos padres no altar disse: "Que o Jair possa ter a paz gloriosa do paraíso que ele sempre procurou". "Mesmo em meio a dor, quero dizer parabéns à sua esposa. Cumpriram a palavra empenhada", declarou outro padre, referindo-se ao casamento de 40 anos de Jair e Clodine. Por volta das 8h20, o caixão deixou, também sob aplausos, o saguão principal da Assembleia Legislativa, onde foi velado. Após a chegada ao cemitério, familiares e amigos, como o cantor Roberto Leal, se reuniram na capela do cemitério para uma cerimônia.
Com mais de 50 anos de carreira e conhecido por sucessos como "Disparada" e "Deixa isso pra lá", música que rendeu o título de "pai do rap brasileiro", Jair foi encontrado morto na sauna de sua casa em Cotia (SP), na manhã desta quinta-feira (8). A causa da morte foi infarto agudo do miocárdio, informou a assessoria de imprensa do cantor, que tinha 75 anos. 

Começo nos anos 60
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu em Igarapava (SP), em 6 de fevereiro de 1939. Pai dos também cantores Jair de Oliveira e Luciana Mello, ele começou sua carreira nos anos 1960, em programas de calouros. Três anos antes, foi crooner em casas no interior de São Paulo.
O primeiro LP é "Vou de samba com você" (1964), que tinha "Deixa isso pra lá". A canção fez Jair ser considerado pioneiro do rap no Brasil. Com versos mais falados do que cantados, a música, originalmente um samba, ganhou popularidade também graças à coreografia feita com as mãos. Em 1999, foi gravada em parceria com o grupo Camorra.
O registro de estreia do cantor, no entanto, é de 1962. Trata-se de um disco de 78 rotações com as canções "Brasil sensacional" e "Marechal da vitória", que tinham como tema a Copa do Mundo daquele ano, no Chile, vencida pela seleção brasileira.
Jair Rodrigues também ficou conhecido pelo trabalho ao lado de Elis Regina. Os dois iniciaram a parceria em 1965 e lançaram o disco ao vivo "Dois na bossa". A boa repercussão do LP rendeu o convite para apresentar o programa O Fino da Bossa, que estreou em maio daquele ano na TV Record. Com Elis, o cantor lançou em 1966 e 1967 outros dois volumes da série "Dois na bossa".
A vitória no II Festival de Música Popular Brasileira, em 1966, foi outro ponto marcante da trajetória de Jair Rodrigues. Ele concorreu com "Disparada", escrita por Geraldo Vandré e Teo de Barros. Na final, dividiu o primeiro lugar com "A banda", composição de Chico Buarque interpretada na ocasião por Nara Leão.
No IV Festival de Música Popular Brasileira, em 1968, Jair Rodrigues também se destacou. Com "A família", de Chico Anysio e Ari Toledo, ficou em terceiro lugar segundo o júri popular.
Já na década seguinte, o cantor dedicou-se mais intensamente ao samba. Em 1971, saiu o LP "Festa para um rei negro". Uma das canções era o samba-enredo que deu título ao trabalho, defendido pela escola de samba Acadêmicos do Salgueiro. A música era conhecida pelo refrão "Ô lê lê, ô lá lá/ pega no ganzê/ pega no ganzá".
Outros álbuns do período são "Orgulho de um sambista", "Ao vivo no Olympia de Paris", "Eu sou o samba", "Estou com o samba e não abro" e "Couro comendo" (1979). Durante esse período, o cantor se tornou pai. Em 1975, nasceu seu filho Jair Oliveira, o Jairzinho, estrela do grupo infantil Balão Mágico e depois passou a cantar MPB. Quatro anos depois, nasceu Luciana Mello. Influenciada pelo pai e pelo irmão, também seguiu a carreira musical. Jair deixa os filhos e a mulher, Clodine.
Na década de 1980, vieram álbuns de temática mais popular e por vezes romântica, caso de "Estou lhe devendo um sorriso", "Alegria de um povo", "Jair Rodrigues de Oliveira" e "Carinhoso". Na década de 1990, houve uma predileção pela música sertaneja e caipira e por uma revisão de gêneros desde o seu início como artista.
Os nomes dos discos do período são autoexplicativos: "Lamento sertanejo", "Viva meu samba", "Eu sou… Jair Rodrigues", "De todas as bossas" e "500 anos de folia – 100% ao vivo". Em 2012, participou de eventos que lembraram os 30 anos de morte da cantora e antiga parceira. Nos últimos anos, Jair Rodrigues seguia na ativa em projetos com os filhos, em discos lançados por ele e também ao participar de homenagens para Elis Regina.
Ele seguia em turnê para divulgar seu disco mais recente, "Samba mesmo", que teve dois volumes lançados em março deste ano. Jair tinha apresentações marcadas para os próximos dias em Florianópolis e Contagem (MG). O cantor se despediu dos palcos e da música na última terça-feira (6) durante uma apresentação no Hotel Guanabara, em São Lourenço (MG). Segundo o organizador do show,  Daniel Moura, Jair cantou e dançou por mais de uma hora demonstrando a típica alegria e vitalidade.
Ele plantou bananeira no palco e fez uma homenagem para Elis Regina. Segundo Moura, antes de "Romaria", conversava com a cantora como se ela estivesse no palco: "Olha Pimentinha, manda um abraço para São Pedro porque eu não estou com pressa".
Fonte: http://g1.globo.com/sao-paulo/musica/noticia/2014/05/corpo-de-jair-rodrigues-e-enterrado-em-sao-paulo.html

Condenado por fraude, Berlusconi cumpre trabalho social na Itália


O ex-chefe de governo da Itália Silvio Berlusconi, de 77 anos, começou a cumprir nesta sexta-feira (9) a pena de um ano de serviço social em um centro especializado para pessoas com mal de Alzheimer, localizado na região de Milão.
Berlusconi foi condenado por fraude fiscal pela Justiça italiana. Ele vai trabalhar no Instituto Sagrada Família, em Cesano Boscone, pelo menos uma vez por semana.
O ex-primeiro-ministro entrou no complexo logo cedo, e não falou com jornalistas. Seu trabalho será cuidar de idosos.
Um sindicalista fantasiado de palhaço, que conseguiu entrar no instituto apesar da segurança reforçada, recebeu o ex-chefe de Estado aos gritos de "Berlusconi na prisão".
O ex-premiê foi condenado a quatro anos de prisão, reduzidos a um graças a uma anistia concedida em 1° de agosto do ano passado, no julgamento do caso Mediaset. A pena será cumprida com trabalhos em benefício da comunidade.
Com a condenação, Berlusconi também foi excluído do Senado, com a proibição de votar e de disputar eleições.
Os críticos estão convencidos de que ele usará a passagem pelo instituto em Cesano Boscone com objetivos políticos antes das eleições europeias, nas quais seu partido (Força Itália) perde espaço nas pesquisas.

Fonte: www.g1.com.br

Inflação oficial perde força e fica em 0,67% em abril, diz IBGE


Em abril, os gastos relativos a alimentos e transportes subiram menos e influenciaram o comportamento da inflação oficial.
Usado como base para as metas do governo federal, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), medido pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), ficou em 0,67%, perdendo força em relação ao mês anterior, quando a taxa atingiu 0,92%.
No ano, com esses números de abril, o IPCA acumula variação de 2,86% e, em 12 meses, de 6,28%, dentro do teto da meta de inflação do Banco Central, que é de 6,5%. Em abril do ano passado, o indicador ficou em 0,55%.
Os dois grupos que mais tiveram influência sobre o IPCA de abril, o de alimentação e bebidas e o de transporte, tiveram suas taxas reduzidas de 1,92% para 1,19%, e de 1,38% para 0,32%, respectivamente.
No grupo alimentação e bebidas, subiram menos os preços dos alimentos consumidos dentro de casa, de 2,43% para 1,52%, e fora de casa, de 0,96% para 0,57%. O tomate, que foi considerado um dos grandes vilões da inflação de alimentos do ano passado e chegou a ficar 32,85% mais caro em março, desacelerou para 1,94% em abril.
De acordo com a coordenadora de Índices de Preços do IBGE, Eulina Nunes dos Santos, demanda e problemas climáticos vêm afetando os preços dos alimentos.

“Quando a renda aumenta, você tem uma pressão sobre os preços dos alimentos, os serviços também. E também têm acontecido os efeitos climáticos, não só no Brasil, como em outros países. Então, demanda e problemas climáticos vêm afetando os preços dos alimentos”, afirmou a coordenadora.

O IBGE explicou ainda que o preço das carnes foi diretamente afetado pelo período de estiagem. Outro destaque nos alimentos e bebidas foi a cerveja, que teve demanda aumentada por conta do período da Copa do Mundo.
Passagens aéreas sobem menos
Quanto aos preços relativos a transportes, o maior destaque veio da queda das passagens aéreas. Depois de os preços subirem 26,49% em março, recuaram para 1,87%. Também contribuiu para a desaceleração do índice do grupo o comportamento dos combustíveis. O etanol passou de 4,17% em março para 0,59% em abril e a gasolina, de 0,67% para 0,43%. No caso das tarifas dos ônibus urbanos, a alta de preços perdeu força: de 0,60% para 0,24%.
"Foi uma diferença significativa de um mês para o outro. O índice de abril quase faz uma inversão com o de março, onde os principais ‘preções’ vieram do grupo dos transportes - quando as passagens aéreas subiram muito em função principalmente do período do carnaval - e do grupo alimentação e bebidas, que parece que concentrou os prejuízos causados pela estiagem”, disse a coordenadora de Índices de Preços do IBGE.
De acordo com Eulina, nos últimos dois anos, considerando o acumulado em 12 meses, a taxa tem ficado em torno de 6%. "Os alimentos vêm pressionando a taxa significativamente nos últimos anos. O IPCA vem sendo pressionado pelos serviços e pelos alimentos que é um grupo importante, que mexe no bolso das famílias. É o primeiro grupo que mais pesa no bolso do consumidor. São 24,85% de peso no bolso, a partir dele vem o transporte."
Entre os grupos pesquisados pelo IBGE, também registrou taxa menor o de despesas pessoais (de 0,79% para 0,31%), com pressões vindas da queda dos preços dos serviços de manicure, de 0,02%, e da desaceleração de custos relativos a empregado doméstico (de 1,28% para 0,58%) e cabeleireiro (de 0,79% para 0,03%).
Mais custos com habitação e cuidados pessoais 
O grupo de saúde e cuidados pessoais mostrou taxas maiores em relação a março: de 0,43% para 1,01%, devido ao aumento - programado - nos preços dos remédios, cuja alta ficou em 1,84%.
Também mostrou aumento de preços o grupo de gastos com habitação (de 0,33% para 0,87%). O aumento ocorreu, principalmente, devido ao avanço de preços da energia elétrica, que foram reajustados em algumas capitais.
Na análise por regiões, a maior variação do IPCA foi registrada em Porto Alegre e em Fortaleza (1,08% em ambas). Já o menor índice foi o observado no Rio de Janeiro (0,42%).
INPC
O Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), divulgado com o IPCA, apresentou variação de 0,78% em abril e ficou abaixo do resultado de 0,82% de março. No ano, o índice acumula alta de 2,90% e, em 12 meses, de 5,82%.
Os produtos alimentícios aumentaram 1,34% em abril, enquanto os não alimentícios ficaram com 0,54%. Em março, os resultados haviam sido 1,88% e 0,37%, respectivamente.

Fonte: http://g1.globo.com/economia/noticia/2014/05/inflacao-oficial-fica-em-067-em-abril-diz-ibge.html

quinta-feira, 8 de maio de 2014

Felipão anuncia 23 convocados da Seleção Brasileira para Copa


Sem grandes surpresas, o técnico Luiz Felipe Scolari revelou nesta quarta-feira os 23 jogadores escolhidos para defender a Seleção Brasileira na Copa do Mundo. O grupo já estava praticamente definido há algum tempo, com a base que foi campeã da Copa das Confederações no ano passado, mas ainda faltava confirmar alguns nomes, como Victor, Maicon, Hernanes e Henrique, que entraram na lista anunciada numa casa de shows no Rio.

Desde que assumiu o comando da seleção no final de 2012, em substituição ao demitido Mano Menezes, Felipão testou diversos jogadores, até mesmo craques veteranos como Kaká e Ronaldinho Gaúcho, que não conseguiram se firmar no grupo. Mas, depois da vitoriosa campanha na Copa das Confederações, o treinador definiu a base da sua equipe, com a qual o Brasil vai encarar a missão de disputar a Copa do Mundo em casa.


Assim, jogadores como Julio Cesar, Daniel Alves, Thiago Silva, David Luiz, Marcelo, Luiz Gustavo, Paulinho, Oscar, Neymar, Hulk e Fred já sabiam que seriam convocados nesta quarta-feira - esses 11 jogadores, inclusive, devem formar o time titular do Brasil para a estreia na Copa, diante da Croácia, no dia 12 de junho, em São Paulo. Outros nomes também estavam certos na lista como Jefferson, Dante, Ramires e Bernard.

Restava, portanto, um certo mistério em apenas quatro vagas do grupo de 23 convocados. Felipão, então, optou pelo goleiro Victor, pelo lateral-direito Maicon, pelo zagueiro Henrique e pelo volante Hernanes. Assim, jogadores como Diego Cavalieri, Rafinha, Dedé e Lucas Leiva, que ainda tinham esperança de serem chamados, vão ficar apenas na torcida durante a Copa.

Mesmo tendo sofrido uma contusão no joelho direito no último domingo, durante jogo do Atlético-MG, o atacante Jô precisará de apenas 15 dias de recuperação e foi chamado para ser o reserva imediato de Fred. Grande astro da seleção, Neymar também está em tratamento, após ter sofrido lesão no pé esquerdo há três semanas, mas não será problema na Copa.

Como a seleção vem jogando bem e conquistou a confiança da torcida, principalmente depois do título da Copa das Confederações no ano passado, Felipão não enfrentou grandes polêmicas para fechar a lista do Mundial. Situação bem diferente por exemplo, do que aconteceu com ele próprio em 2002, quando ignorou a pressão popular e não convocou Romário. Dessa vez, o grupo já estava consolidado e não houve espaço para questionamentos.

Agora, os 23 escolhidos por Felipão se reúnem a partir de 26 de maio, quando começa a preparação da seleção na Granja Comary, em Teresópolis (RJ). Antes do Mundial, o Brasil ainda fará dois amistosos: enfrenta o Panamá, em 3 de junho, no Estádio Serra Dourada, em Goiânia, e a Sérvia, três dias depois, no Morumbi, em São Paulo.

Na Copa do Mundo, a caminhada em busca pelo hexacampeonato começa em 12 de junho, quando o Brasil faz a abertura da competição diante da Croácia, no Itaquerão, em São Paulo. Depois será a vez de enfrentar o México, em 17 de junho, no Castelão, em Fortaleza. E, para encerrar a primeira fase, a seleção jogará contra Camarões, em 23 de junho, no Estádio Nacional Mané Garrincha, em Brasília.

Mas, como disse o próprio Felipão, a Copa do Mundo começou efetivamente nesta quarta-feira para a seleção brasileira, com a divulgação dos 23 jogadores escolhidos para o desafio de buscar o hexacampeonato mundial.

Confira a lista de convocados para a Copa do Mundo:

Goleiros - Julio Cesar (Toronto FC), Jefferson (Botafogo) e Victor (Atlético-MG)

Laterais - Daniel Alves (Barcelona), Marcelo (Real Madrid), Maxwell (Paris Saint-Germain) e Maicon (Roma)

Zagueiros - Thiago Silva (Paris Saint-Germain), David Luiz (Chelsea), Dante (Bayern de Munique) e Henrique (Napoli)

Volantes - Luiz Gustavo (Wolfsburg), Paulinho (Tottenham), Fernandinho (Manchester City) e Hernanes (Inter de Milão)

Meias - Oscar (Chelsea), Willian (Chelsea), Ramires (Chelsea) e Bernard (Shakhtar Donetsk)

Atacantes - 
Neymar (Barcelona), Fred (Fluminense), Hulk (Zenit) e Jô (Atlético-MG)

Fonte:http://www.mg.superesportes.com.br/app/noticias/especiais/copa-do-mundo-2014/noticias/2014/05/07/interna-noticia,283570/sem-grandes-surpresas-felipao-anuncia-23-convocados-da-selecao-brasileira-para-copa.shtml


Dilma anuncia segunda etapa do Pronatec para até o fim de maio


A presidente Dilma Rousseff afirmou nesta quinta-feira (8) que o governo vai lançar a segunda etapa do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec) até o final de maio. O anúncio foi feito no perfil do Palácio do Planalto no Facebook, durante uma conversa em que Dilma respondeu a perguntas de internautas sobre o programa do governo federal.
O Pronatec é um programa voltado para a capacitação profissional técnica de jovens e adultos. Ele foi criado em 2011, com o objetivo de ampliar a oferta de cursos, com a meta de realizar 8 milhões de matrículas. De acordo com Dilma, já foram feitas 6,89 milhões de matrículas.
“Nós pretendemos até o final do mês apresentar o Pronatec 2.0”, escreveu a presidente na rede social.
Essa é a segunda vez que a presidente utiliza a ferramenta do Facebook para responder perguntas dos internautas sobre um tema específico. Em 24 de abril, Dilma conversou com os usuários do Facebook sobre o Marco Civil da Internet, recém aprovado pelo Congresso Nacional.
Apesar de não ter esclarecido quantas vagas serão ofertadas nem em quais cursos, a presidente disse que poderia adiantar que, devido a demandas recebidas na primeira fase, o governo incluirá na segunda etapa cursos para melhorar a gestão de microempreendedores individuais e pequenos empresários.
"O aumento da produtividade no Brasil requer a adoção de melhorias em processos e produtos. Para isso, a formação profissional é um elemento fundamental”, continuou a presidente.
Dilma afirmou que o Pronatec, junto com outros programas da área de educação, como Ciência sem Fronteiras e a Alfabetização na Idade Certa, serão, sem dúvida, "um dos principais legados que nós deixaremos".
Atendendo ao pedido do internauta Fábio Ghilardi, Dilma mandou um beijo a quem fez perguntas. "Fábio, receba, junto com todos aqueles que fizeram hoje perguntas, um grande beijo."
Dilma respondeu até a pedidos de fotos dos usuários. "Manda um joinha pra mim, presidenta", escreveu Beto Perazzo. "Beto Perazzo, aí vai um joinha para você!", respondeu Dilma.
Fonte: http://g1.globo.com/politica/noticia/2014/05/dilma-anuncia-segunda-etapa-do-pronatec-para-ate-o-final-do-mes.html

MST acampa na sede do Incra em Salvador



Cerca de três mil trabalhadores Sem-Terra acamparam, na manhã desta quinta-feira (8), na sede do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), em Salvador. O grupo pede uma reunião com o governo para discutir a pauta de reivindicações, que segundo os líderes do movimento, foi entregue na segunda-feira (5).
De acordo com informações dos trabalhadores, eles querem a reestruturação dos assentamentos; construção de 13 escolas e reforma de outras; abertura de "aguadas", que são poços para abastecimeto de água nos assentamentos; e reivindicam ainda uma resposta do governo sobre a morte de um trabalhador em abril do ano passado.
Caminhada
Integrantes do movimento fizeram uma marcha na manhã desta quinta-feira, na BA-099, sentido Salvador. De acordo com a Polícia Rodoviária Estadual (PRE), o grupo deixou um ginásio de esportes em Lauro de Freitas, na região metropolitana, e seguiu pela Avenida Paralela.
Os integrantes do MST ocuparam uma parte da via e deixaram o trânsito lento na BA-099, no sentido capital baiana.
O grupo já havia realizado caminhadas na terça-feira (6) e na quarta-feira (7).
Na terça-feira, o deputado Valmir Assunção, líder do MST na Bahia, informou que as reivindicações principais da marcha são a apuração do assassinato de Fábio Santos,dirigente morto em 2 de abril de 2013, na cidade de Iguaí, e para pressionar o governo federal no andamento da reforma agrária.


Fonte: http://g1.globo.com/bahia/transito/noticia/2014/05/trabalhadores-sem-terra-acampam-em-frente-sede-do-incra-em-salvador.html

Morre,o cantor Jair Rodrigues


O cantor Jair Rodrigues morreu na manhã desta quinta-feira (8), aos 75 anos.
O cantor morreu enquanto dormia, em sua casa, em Cotia (Grande São Paulo). De acordo com sua assessoria de imprensa, a família se deu conta de que ele estava morto por volta das 10h.
A causa da morte ainda é desconhecida. O corpo está no local. A família aguarda a chegada da perícia.

Jair, filho da bossa e do samba
Jair Rodrigues de Oliveira nasceu no dia 6 de fevereiro de 1939 em Igarapava, interior de São Paulo. Iniciou sua carreira musical nos anos 1950 e na década seguinte atingiu o sucesso em programas de calouros na televisão.
Ao lado de Elis Regina, Jair Rodrigues se tornou um dos grandes nomes do samba ao participar do notório "O Fino da Bossa", programa da TV Record. Com jeito brincalhão de malandro, e uma voz potente, Jair ficou nacionalmente conhecido através dos duetos com a "pimentinha". O trabalho rendeu três discos, "Dois na Bossa voluma I,II e III". Os discos tiveram grande vendagem na época.

Fonte: www.uol.com.br